domingo, 30 de dezembro de 2018

O que um celíaco/sensível sente quando se contamina com glúten?


Para algumas pesssoas é como uma gripe de corpo inteiro que dura dias


Jane Anderson 
Atualizado em 23 de fevereiro de 2018

Tradução: Google / Adaptação: Raquel Benati

Se você foi diagnosticado recentemente com  doença celíaca ou sensibilidade ao glúten não-celíaca, pode estar se perguntando o que acontece quando ocorre ingestão acidental de glúten - em outras palavras, "ficar glutenado" ou "contaminado". Aqui está o que você precisa saber. 


Sintomas podem variar

Só porque seu amigo experimenta um sintoma quando ele come glúten não significa que seja o mesmo sintoma que você experimentará. Toda pessoa tem uma reação diferente. 

Eles podem surpreendê-lo

Se você estava experimentando um sintoma específico antes de ser diagnosticado -  como por exemplo, diarreia - você pode desenvolver o oposto -  constipação  - quando come glúten. E há evidências de que algumas pessoas sofrem de refluxo durante a contaminação, mesmo que não tivessem esse sintoma antes do diagnóstico.

Sintomas comuns durante uma contaminação

Além de diarreia, constipação e refluxo, é normal sentir confusão mental ou "névoa cerebral"  quando você foi contaminado, e muitas pessoas relatam episódios recorrentes de  depressão causada pelo glúten que parecem melhorar assim que outros sintomas também melhoram. A fadiga induzida pelo glúten é outro problema frequentemente mencionado.

Embora não seja comum, o vômito pode ocorrer, especialmente se você ingeriu uma grande quantidade de glúten (pense: uma fatia de pizza ou bolo, ao contrário de algumas migalhas). Mas lembre-se, você pode experimentar sintomas mesmo com uma quantidade muito pequena de glúten.


Procure um padrão 

Seja o que for que você experimente, seus sintomas muitas vezes seguirão um padrão previsível - um padrão que pode indicar que você comeu algo problemático.


Pessoalmente, quase sempre posso dizer se estou sofrendo uma grande contaminação. Eu fico anormalmente com sede dentro de meia hora de exposição e meus lábios ficam secos, e dentro de alguns minutos, começo a sentir um refluxo ruim. O cansaço chega em poucas horas e eu tenho dificuldade em ficar acordado pelas próximas horas, mas naquela noite sofro de insônia. Se consigo dormir, tenho pesadelos.

No dia seguinte, eu geralmente tenho cólicas e diarreia, além de fadiga e confusão mental. Eu também tenho uma visão embaçada e posso ter algum problema em focar meus olhos. No terceiro dia, eu geralmente me sinto melhor (a menos que a exposição ao glúten desencadeie uma enxaqueca), mas eu sofro de constipação e dor nas articulações por mais um ou dois dias, enquanto meu sistema se recupera da exposição ao glúten.

Eu costumava ter dermatite herpetiforme quase exatamente 22 horas depois de ter sido contaminada. No entanto, nestes dias eu estou curada o suficiente para que minha erupção cutânea não apareça até cerca de dois dias depois, e às vezes é apenas uma pequena coceira e alguns inchaços.


Grande Contaminação  X  Pequena Contaminação  

Durante uma grande contaminação, é provável que você tenha muitos sintomas, ao passo que, se for apenas um pequeno episódio, você poderá ter apenas um ou alguns sintomas. No entanto, os sintomas que aparecem geralmente vêm na ordem usual.

Ainda assim, apesar de tudo, uma contaminação - maior ou menor - é uma experiência extremamente desagradável. Quando as pessoas me pedem para descrever minha reação ao glúten, eu a caracterizo como uma "gripe de corpo inteiro" que dura dias. 

Mas a boa notícia é que esses sintomas são apenas temporários, e com ajustes na dieta, é possível evitar o glúten e ainda desfrutar de uma dieta variada, cheia de comidas deliciosas e nutritivas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário