terça-feira, 2 de junho de 2020

Namorando Celíacos - Reflexões de Mia

Mia e o namorado em Portugal

28 de maio de 2020

Tradução: Google / Adaptação: Raquel Benati


Olá a todos! 

Mia Kennedy foi diagnosticada com doença celíaca quando tinha apenas 13 anos de idade e, desde então, tornou-se uma ávida padeira e cozinheira sem glúten. Ela estudou na Universidade de Victoria, onde se formou recentemente em Microbiologia. Durante seu tempo lá, ela trabalhou em um laboratório de pesquisa focado na saúde intestinal. O diagnóstico de Mia e sua paixão pela ciência a inspiraram a seguir uma carreira na medicina, com esperanças de um dia se tornar um gastroenterologista.

As reflexões de Mia devem ser uma coleção de tópicos que eu gostaria que tivessem sido mais discutidos quando fui diagnosticado com doença celíaca na adolescência. Explorarei os tópicos da perspectiva de um jovem adulto com doença celíaca e compartilharei minhas experiências pessoais nesse artigo. Como essas são minhas próprias experiências, elas não são de forma alguma um guia de "como fazer", mas sim um vislumbre informativo das situações que um adulto jovem típico com doença celíaca pode enfrentar.


Namorar Celíacos

Gostaria de começar agradecendo ao meu maravilhoso parceiro por me permitir usar nosso relacionamento como exemplo neste artigo! Meu atual parceiro e eu nos encontramos na aula durante o nosso segundo ano de universidade e, quase quatro anos depois, ainda estamos felizes juntos! Vou me aprofundar em como e quando eu cresci sendo celíaca com meu parceiro; como eu sendo celíaca, beijo meu parceiro que não é celíaco e, por último, como vamos a 'encontros onde tem comida'.

Meu parceiro e eu começamos a namorar pouco tempo depois de nos conhecermos, inicialmente dando passeios e visitando cafeterias. Mencionei desde cedo que tinha doença celíaca, já que em breve gostaríamos de começar a ir juntos a eventos sociais, o que eu sabia que inevitavelmente significava comida. Como éramos jovens, eu não queria tornar a conversa sobre doença celíaca muito séria ou assustar meu parceiro, mas também sabia a importância disso para o benefício da minha saúde. Dei minha versão curta do que era a doença celíaca, o que aconteceria se eu comesse glúten (evitando ir muito fundo ...) e sobre a questão da contaminação cruzada. Então, para concluir meu discurso com uma nota positiva, mencionei ao meu parceiro quais restaurantes locais eram capazes de atender aos celíacos e enfatizei a diversidade de produtos sem glúten disponíveis no supermercado. Meu parceiro recebeu as notícias muito bem!


Como meu parceiro não é celíaco, provavelmente a próxima coisa que me lembro de falar foi sobre beijar! O beijo é um dos assuntos menos comentados, mas continua sendo muito importante para jovens adultos com doença celíaca (ou qualquer pessoa com doença celíaca). Nós seguimos a regra de que, se ele comeu glúten, ele precisa escovar os dentes muito bem antes que eu possa beijá-lo (eu tenho que dizer - o hálito fresco e menta do meu parceiro era definitivamente uma vantagem de eu ser celíaca). Além disso, se vamos a algum lugar onde ele não consiga escovar os dentes e acabamos recebendo comida, ele aprendeu a também pedir comida segura para celíacos, para evitar acidentalmente me contminar com glúten. Da mesma forma, se formos a um restaurante agradável, onde queremos compartilhar refeições, ambos pediremos comida que seja segura para celíacos, para que eu possa provar com segurança a comida dele. 

Pode parecer bobagem, mas considero que essa mudança de estilo de vida do meu parceiro provavelmente é uma das coisas mais doces que ele faz por mim, especialmente porque ele faz isso sem ser solicitado e infalivelmente para garantir minha boa saúde.

Por um tempo, essa foi a principal conversa sobre 'Mia é uma celíaca' que tivemos, no entanto, à medida que nosso relacionamento crescia, meu parceiro, que é um cozinheiro e padeiro ávido, estava ansioso para fazer comida para mim! Portanto, tivemos uma conversa muito aprofundada sobre como exatamente garantir que tudo seja seguro para celíacos. Avaliamos tudo o que poderia me  contaminar com glúten, de máquinas de cozinha (por exemplo, a torradeira), a condimentos contaminados (como manteiga), a ingredientes que não se espera que tenham glúten (como molho de soja). Definitivamente, fui “supervisora” nas primeiras vezes em que meu parceiro cozinhou para mim, mas quatro anos depois (e provavelmente 20 quilos a mais) sou muito grata por sua proficiência na cozinha e sua dedicação às minhas necessidades sem glúten.

Como eu e meu parceiro somos definitivamente amantes de comida, a maioria dos nossos encontros envolve comer! Eu não acho que a Doença Celíaca me limita de forma drástica, no entanto, descobri que para dar certo isso envolve um pouco de planejamento, preparação e pesquisa extras. É claro que tenho uma lista dos restaurantes favoritos de confiança que frequentamos (algo que tenho certeza que todo celíaco tem); mas também busco avidamente coisas novas sem glúten para experimentar e lugares seguros para comer, principalmente durante viagens. Minha dica aqui é sempre ter um plano "B" - devido ao meu amor por experimentar comida nova, muitas vezes me encontrei sentada em um restaurante apenas para me sentir muito desconfortável com o desconhecimento da doença celíaca e senti a necessidade de sair (educadamente , claro). Dadas essas situações, aprendi a ter sempre alguns locais alternativos por perto que sejam seguros para celíacos ou que levo lanches sem glúten conosco.

Como eu e meu parceiro gostamos de cozinhar e assar, também gostamos de transformar esses hobbies em datas especiais. Adoramos visitar os mercados dos agricultores para comprar produtos frescos e ir a lojas especializadas para encontrar novos ingredientes interessantes, depois cozinhar e assar! Tentamos novas receitas o tempo todo, e nosso prazer culposo é assistir a programas de culinária.

Chá do aniversário de Mia! 100% sem glúten e servido em casa para sua namorada!


Sou grata pelos ajustes que meu parceiro fez para se adaptar à minha vida sem glúten e tenho certeza de que todos os celíacos que estão namorando ou estão em um relacionamento têm uma história semelhante à minha! Espero que essa história tenha sido informativa ou útil de alguma forma e tranquilizadora para jovens adultos e pais.


Texto Original:




Nenhum comentário:

Postar um comentário